ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFESSOR
CEFAPRO DE MATUPÁ - MT
PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
SALA DO PROFESSOR
ADMINISTRADORES EM AÇÃO DO MUNICÍPIO DE TERRA NOVA DO NORTE
TERRA NOVA DO NORTE - MT – 2008
ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFESSOR CEFAPRO
ADMINISTRADORES EM AÇÃO DO MUNICÍPIO DE TERRA NOVA DO NORTE
Projeto de Formação Continuada dos profissionais das Escolas Públicas da Rede Estadual e Municipal, envolvendo todos os profissionais do Administrativo ( TA ) apresentado ao Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação CEFAPRO de Matupá, ainda contando com o apoio de todos os Diretores e Coordenadores Pedagógicos das UEs deste município.
TERRA NOVA DO NORTE -2008
Dados da Instituição
Considerando que a formação reunirá profissionais de todas as escolas estaduais e municipais, estaremos nos reunindo no NTEM – Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, situado Travessa São Paulo S/N.º 216,
A realidade das escolas em que atuamos compreende as modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com o regime de Funcionamento: ciclos/ seriado/ ano.
A maioria das escolas possuem um computador para uso dos técnicos Administrativos Educacional, com conexão de internet banda larga, facilitando o contato com a Secretaria de Educação, Assessoria Pedagógica e entre os profissionais do grupo de formação, e constituindo-se numa rede digital de difusão do conhecimento.
Relação das Escolas que irão participar da Formação
NOME DAS ESCOLAS
1-EM.NORBERTO SCHWANTES
2-EE. CHAPEUZINHO VERMELHO
3-E.M. CHARRUA
4-EE.NORBERTO SCHWANTES
5-EM XANXERÊ
6-EM SÃO PEDRO
7-EM. CHAPEUZINHO VERMELHO
8-EM. MIRAGUAÍ
9-EE. LUCAS TONIAZZO
10-EM .VISTA ALEGRE
11-E. M. SÃO SEBASTIÃO DO MORRO
12-EE 12 DE ABRIL
13-SMECD
14-E. ESPECIAL RENASCER
15-ASSESSORIA PEDAGÓGICA
JUSTIFICATIVA
A Formação inicial e continuada, concebidas de forma articulada são necessidades intrínsecas para os profissionais da educação e faz parte de um processo permanente de desenvolvimento profissional que deve ser assegurado a todos, a fim de aprimorar a sua prática. A formação continuada deve propiciar atualizações, aprofundamentos das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de competências profissionais.
Esse projeto busca o despertar de novos olhares para a natureza da atuação profissional do servidor, o repensar de suas práticas, objetivando a melhoria de seu trabalho, e contribuindo na organização escolar.
Atualmente o mundo está vivendo em processo de profundas e aceleradas transformação em que tudo se modifica a cada dia. Tal processo é condicionado por inúmeros fatores, dentre eles os avanços científicos, tecnológicos, que multiplicam as informações que distribuem conhecimentos, influenciando os sistemas, e conseqüentemente gerando novas diretrizes que norteiam as políticas vigentes do âmbito econômico, político, social e educacional. Isso implica na criação de novos espaços de convivência de atuação para indivíduos.
Nesse contexto de mudanças das revoluções tecnológicas não é concebível que ainda haja profissionais da educação que permaneçam à margem desse desenvolvimento.
Para que a política educacional tenha resultados eficientes e eficazes, necessita-se de um profissional que seja um profundo conhecedor de sua área de atuação e que tenha certo domínio nas áreas correlatas.
A formação tem como pontos de partida e de chegada as demandas formativas oriundas dos documentos fundamentais das escolas (PPP, PDE, PDDE, SIG-ESCOLA, LEGISLAÇÃO ESCOLAR E OFICINAS, TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, TÉCNICAS DE ARQUIVOS). Seus objetivos, conteúdos e metodologias visam ajudar os técnicos em educação a repensarem suas práticas através da ação-reflexão e ação refletida.
Partindo desse pressuposto, os Técnicos administrativos Educacionais das escalas públicas das redes estadual e municipal do município de Terra Nova do Norte, apresentam o Projeto de Formação Continuada; “ADMINISTRADORES EM AÇÃO DO MUNICÍPIO DE TERRA NOVA DO NORTE”, no intuito de inserir esses profissionais no mundo do conhecimento globalizado, buscando assim, em consonância com a política educacional do Estado de Mato Grosso, atender o desafio de aprimorar o processo de formação e valorização dos trabalhadores da educação.
OBJETIVO GERAL
· Desenvolver um programa de formação continuada, que atenda as necessidades formativas de técnicos em educação subsidiando a prática pela compreensão reflexiva de conteúdos essenciais ao desempenho de suas funções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Ampliar os mecanismos de integração e interação entre as redes motivando o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor;
· Conhecer e compreender a política de gestão democrática para contribuir coletivamente no processo de elaboração, gestão, desenvolvimento e aplicabilidade;
· Conhecer e compreender o programa SIG-ESCOLA;
· Conhecer a lei 9394/96 e suas resoluções;
· Estudar, refletir e exercitar o uso das diversas tecnologias disponíveis na escola para facilitar o registro das atividades desenvolvidas na secretaria;
METAS
Ø Apresentar a todos os segmentos da escola a importância de caminharem juntos, ou seja, um fazer coletivo, capaz de criar novas alternativas para a formação, implementação e avaliação do projeto educativo da/na escola.
Ø Envolver 100% dos Técnicos Administrativos das duas redes de ensino.
Ø Capacitar 90% dos TAE no uso das TIC, em especial o uso da informática, internet, para que possam atuar sem maiores dificuldades.
Ø Melhorar em 20% o relacionamento entre os TAE do Município.
Ø Melhorar o relacionamento entre professores e TAE.
METODOLOGIA
O curso será ministrado em ambiente interativo, utilizando as mídias que temos acesso Internet, email, skype, material impresso. Os técnicos serão responsáveis pelo conteúdo, dinâmica da sala de aula virtual e avaliação, os participantes contam com a assistência de monitores. Os encontros seriam quinzenalmente totalizando 52 horas presenciais e 48 horas de atividades complementares que deverão ser destinados à elaboração de oficinas e posterior elaboração de relatório individual no final do ano letivo totalizando 100 horas.
Este projeto pretende possibilitar aos profissionais oportunidades de ampliar os conhecimentos adquirir experiências, expondo suas dificuldades, para tal será preciso o uso de vários procedimentos para atingir os objetivos propostos.
· Leitura dirigida de Textos variados
· Debates e compreensão dos textos (legislação)
· Uso de DVD
· Dinâmica
· Uso da tecnologia; MSN - CDS, SKYPE.
· Socialização das produções do grupo num blog
CRONOGRAMA
Elaboração do projeto
Documentos obrigatórios para a organização da Secretaria Escolar (Legislação)
Dimensão pedagógica, organização por ano. Leitura da resolução 150 e 382/2004
Oficinas relacionadas a conteúdos apresentados.
Atividades on_line
Organização por ciclo de formação, ensino fundamental de 8 anos e ensino fundamental de nove
Oficinas 262 e 257
Atividades on line
Organização na modalidade –EJA, BEIJA FLOR, requisitos de matriculas 1º e 2º segmento, ensino médio, por disciplina, leitura da resolução 180/00/CEE/MT
Oficinas res. 180/CEE/MT
Atividades on line
Dimensão administrativa, funcionamento da unidade escolar, secretaria escolar, atividades da secretaria escolar, leitrua do código de ética.
Atividades presenciais
Interagir as oficinas entre os participantes através de imail anexando-as.
Atividades on line
Diferentes áreas de responsabilidade, arquivo de movimento ou ativo. Leitura de modelo de oficio, requerimento, circulares, relatórios.
Cont. da oficina da resolução 150/99/CEE/MT.
Arquivo permanente ou passivo, escrituração escolar, calendário escolar. Regimento escolar, matriz curricular.
Oficinas da res. 384/04/CEE/MT
Ficha de maricula, ficha individual, histórico escolar, casos especiais. Resolução 383/04/CEE/MT
Oficina res. 383/CEE/MT
Atividades on line
Certificados, diplomas e registros, declaração de escolaridade e atestado médico, boletim escolar e relatório descritivo de avaliação.
Oficina RES. 177/CEE/MT
ON LINE
Diário de classe, canhotos, livros de registros. livro de matricula, livro ata de resultados finais, ata de processos especiais, livro de registro e controle de expedição de certificados e diplomas, livro de ocorrência.
Resolução 196/97
On line
Livros de termos de visita, livro ata de reuniões, livro de controle de freqüência de pessoal, livro de protocolo de documentos expedidos, livro de expedição de transferências.
Discussão via skype res. 262/CEE/MT
On line
Gestores escolares e suas funções, diretor, coordenador, secretário, assessor pedagógico, docente, CDCE.
Relatório
On line
Educação leitura da resolução 126/03
presencial
O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
On line
Fechamento com interação no blog.
presencial
AVALIAÇÃO
O estudo contempla uma avaliação que leva os profissionais da educação refletir continuamente sobre suas práticas possibilitando uma tomada de consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades.
A avaliação será feita no decorrer do processo, observando a participação, o interesse, à cooperação, socialização e criatividade de cada participante, construídos no dia a dia, cuja função é investigar problematizar e ampliar perspectivas. Segundo Hoffmann propõem a avaliação como mediação, que inclui movimento através de relações dinâmicas e diálogos possibilitando assim o acompanhamento do participante, tendo em vista a formação critico – reflexiva do cidadão.
ANEXOS
N.º
PARTICIPANTE
ESCOLA
01
SIMONE TEREZINHA ROSSI
E.M.NORBERTO SCHWANTES
02
MILTON DOMINGUES SOARES
E.E. CHAPEUZINHO VERMELHO
03
KEITH DAIANE MAIA
E.M. CHARRUA
04
CLARINDA GASTALDI
E.E.CHAPEUZINHO VERMELHO
05
JUCIELE DE SOUZA
E.E.NORBERTO SCHWANTES
06
JANE DE LOURDES ZDEPSKI
E.M. XANXERÊ
07
BEATRIZ NEITO MAKAXIMOVITZ
E.M. SÃO PEDRO
08
GESIANE DE JESUS FERREIRA
E.M. CHAPEUZINHO VERMELHO
09
BELONI BOGO
E.M. MIRAGUAÍ
10
VIVIAN ELIZABETH BIANCHET
E.M. .VISTA ALEGRE
11
DANIEL DE SOUZA
E.M. SÃO SEBASTIÃO DO MORRO
12
JANE APARECIDA DE BARROS ALBERTON
E.E. 12 DE ABRIL
13
IZAURA TAVARES NUNES MARTINS
E.E. NORBERTO SCHWANTES
14
JOVANE PEDROSO DE QUADROS
SMECD
15
DIONICE RODRIGUES TOLEDO
E.E. 12 DE ABRIL
16
MADALENA A. O. GUERMANDI
E.M. RIBEIRÃO BONITO
17
MARIA ALIANA STEFENON
ASSESSORIA PEDAGÓGICA
18
NOELI TERESINHA VERLINDO
E.M. EDUCAÇÃO INFANTIL MONTEIRO LOBATO
Monitoras da Formação
MARISTELA BARATER BAVARESCO
ELENIR FÁTIMA FANIN
Coordenadoras da Formação
IZAURA TAVARES NUNES MARTINS
JANE APARECIDA DE BARROS ALBERTONI
JOVANE PEDROSO DE QUADROS
Referências
HOFFMANN, j. Avaliação Mediadora, uma prática em construção da pré- escola à universidade. Porto alegre: Educação & Realidade, 1993
ESTADO DE MATO GROSSO. Secretaria de Educação. Diretrizes Educacionais: Estado de Mato Grosso. Cuiabá, secretaria de Estado de Educação 2002 141 p.
HTTP://WWW.Seduc.mt.gov.br/conteúdo.php?sid=163&parent=56. Conselho Estadual de Educação-CEE-MT.
MENDIETA. A.A. caderno de orientações, para organização da secretaria escolar- SEDUC.CEE-MT.47 p.
2 comentários:
REALMENTE O CURSO ESTA SENDO MUITO BOM, OBRIGADO A TODOS PELA INICIATIVA DE ORGANIZAR O CURSO
A nossa cordenadora esta mui bem,estudiosa e atensiosa conosco...estou contente com o curso...bjs
Noeli
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